Até o momento, temos 8.712 vias cadastradas em 1612 locais de 402 cidades de 24 estados brasileiros.

Dados do local Minas Gerais > Rubim > Pedra do Bugio

Ampliar imagem Pedra do Bugio
Foto: Tonico Magalhães
Foto: Luciano Bender
Pedra do Bugio
Cadastrada por: Luciano Bender, em 18-02-2019 às 14:00
Descrição: A Pedra do Bugio assemelha-se a um "capacetão" e é vizinho à Pedra Parda.
Como chegar à base: A caminhada começa na Fazenda Pedra Parda, seguindo a trilha mais batida em direção à pedra. Após contornar uma área alagada pela direita, a trilha retoma o sentido para a direita, cruzando o pasto. Siga o caminho dos bois. Logo, existe um pequeno pântano que deve ser cruzado pela esquerda, seguindo a trilha dos bois. Esta trilha segue então em linha reta para o vale entre a Pedra do Bugio e a pedra que fica atrás da Pedra Parda. A trilha irá entrar na mata fechada. Em algumas dezenas de metros, haverá um caminho para a direita, saindo da trilha principal. Esta trilha também é bastante aberta e deve-se seguir nela até encontrar o leito arenoso de um riacho. Pegue o leito do riacho para a esquerda, passando sobre troncos caídos e percorrendo o caminho cheio de curvas por alguns minutos. Não saia deste leito até chegar a uma clareira, criada após uma deslizamento de terra (antes de 2002). Siga pelo deslizamento e, em seu topo, haverá uma trilha saindo pelo lado direito. Esta trilha é relativamente bem marcada por facão e, em poucos minutos, chega-se a um costão rochoso. Atravesse esse costão, devendo-se manter a mesma cota em que se entrou nele - ou um pouquinho acima - e, após cerca de 50 metros, encontram-se novamente as marcas de facão. As marcas levam até a base da via "Balançando o Corpírio".
Fonte: MARIANO, Daniel Ferreira; JUNIOR, Eustáquio Macedo Melo. Escaladas de Minas. Belo Horizonte: Ed. dos autores, 2002.